O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Percebe que estávamos vivendo valorizando o macroscópico, o que era aparente, visível para si e para a maioria das pessoas, até o momento que o mundo parou e se reinventou com as mudanças causadas pelo vírus invisível?

O microscópico tem muito a nos ensinar e auxiliar, vamos refletir sobre os invisíveis favoráveis/ essenciais:

VITAIS/ BIOLÓGICOS

O ar que respiramos, o sistema imunológico que nos protege – inclusive, importantíssimo para combater a Covid 19 – as bactérias boas do intestino que auxiliam na digestão e absorção de nutrientes;

TECNOLÓGICO

Física moderna/ contemporânea com o estudo das partículas/ nanotecnologia, desenvolvimento de tratamentos e equipamentos, a internet (o invisível que conecta);

FINANCEIRO

Banco e transações virtuais, dificilmente se vê o dinheiro, não se guarda mais no cofre, hoje se lida com os números pelo aplicativo;

NEGÓCIOS

Loja virtual, carro de aplicativo, aluguel de casa sem olhar pessoalmente (contrata-se olhando fotos e comentários no aplicativo), consultas da área da saúde online. Não se usa mais o “fio do bigode”, mas o “fio invisível da internet”;

SOCIAL

A tal “química que rola” entre as pessoas, o “deu match”, a sintonia, a afinidade;

PSICOLÓGICO

Os softs skills, como se tem mencionado atualmente, as competências comportamentais que não são palpáveis e até mais complexas de se desenvolver comparadas ao conhecimento técnico, tais como pensamentos, sentimentos, criatividade, memória, atenção, raciocínio, inteligência emocional, sabedoria, empatia, confiança, missões, valores, visão e muito mais.

Será que o mundo está mudando e o que era importante antes talvez não seja mais daqui para frente? Difícil responder com certeza, mas podemos pensar em como ele já está ao observar as novas gerações. Este público denota apreciar mais o invisível ao visível, o encoberto ao aberto, tende a valorizar mais o ser ao ter, a experiência, a conexão, o compartilhar ao adquirir e guardar, gerações que pensam de forma global e sistêmica, que se preocupam em agregar valor e não preço, a quem o impacto ambiental, social e psicológico importam, e muito.

Se o mundo está se voltando ao microscópico, você conhece o seu invisível (o que você pensa, sente, valoriza, qual sua missão, visão e valores)? Conhece o invisível de seu cliente, o que faz sentido para ele, o que o move, o que o deixa mais seguro? Conhecer o seu invisível e de seu cliente aumenta as possibilidades de acolhimento e apresentação de propostas mais coerentes e efetivas, gerando uma relação de conexão, de compartilhamento e de confiança.

A psicoterapia é uma grande auxiliadora no processo de autoconhecimento, no desenvolvimento de softs skills e de habilidades sociais importantes para o estabelecimento de vínculos mais saudáveis, consequentemente mais efetivos, com ganho mútuo e equilibrado.

Conectada às transformações do mundo e com a visão global de proteção que a Rede Lojacorr estendeu o serviço de psicoterapia, já realizado na sede há pelo menos sete anos, para toda a rede, facilitando o acesso a este serviço às unidades, corretoras e familiares.

 

Fonte: ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA CORRETORA DO FUTURO

32ª edição | ano 6 | 2020 | abr/mai/jun